sexta-feira, 21 de novembro de 2014

JOSÉ MACHADO DE SOUZA

http://linux.alfamaweb.com.br/sgw/banco_de_imagens/asm/120117143424_37JoseMachado.jpg 
 JOSÉ MACHADO DE SOUZA
q=jos%C3%A9+machado+de+souza
 


José Machado de Souza, médico pediatra, homem público e professor universitário, nasceu em Aracaju, no dia 22 de janeiro de 1912, sendo seus pais Gervásio de Araújo Souza e Laura Machado Souza. 

Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1929. Após os primeiros anos do curso médico, foi transferido para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, pela qual foi diplomado em 26 de novembro de 1934, ou, segundo Batista da Silva, em 17 de novembro do mesmo ano (2).

Formado, fixou residência em Aracaju, onde se destacou como pediatra.

Trabalhou na Maternidade Carlos Firpo, no Departamento de Saúde Pública de Sergipe, no Preventório São José, no Hospital de Cirurgia e em outras  instituições assistenciais da capital sergipana.
Lecionou, de 1941 a 1962,  nos cursos de Higiene Infantil, Pediatria e Puericultura, realizados em Aracaju por diversas estabelecimentos de ensino.

Foi professor titular de Puericultura na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Sergipe, fundador e presidente da Sociedade Médica de Sergipe e da Sociedade Sergipana de Pediatria.

Em 1954, foi candidato a Vice-Governador na chapa de Leandro Maciel, candidato a Governador. Eleito, soube, conciliar, com rara sabedoria, seus compromissos polítio-administrativos com as ocupações de médico clínico e professor universitário. Apesar disso, não retornou à política. Continuou construindo, na medicina e no magistério, “uma imagem imortal de competência e  dedicação” (1), a ponto de se transformar em um verdadeiro  “sacerdote da infância sergipana” (Manoel Cabral, in Luis Antônio Barreto).

Apesar da notória falta de vocação política, aceitou, em 1979, o convite do Governador Augusto Franco para ocupar a pasta da Secretário de Saúde.  “O que se viu foi o estilo firme, decidido, rápido, na montagem de uma estrutura capaz de cumprir objetivos e  obrigações. A presença de Machado de Souza no Governo foi um momento grandioso, que elevou a responsabilidade da Secretaria de Saúde na ampliação da capacidade prestadora da máquina pública, à população desejosa e esperançosa de bons governantes. O nome de José Machado de Souza vai, com certeza, ecoar pelo tempo afora, como um símbolo de competência e responsabilidade (2).
José Machado de Souza foi fellow da American Academy of Pediatrics, diretor do Hospital Infantil, e do Hospital Santa Isabel, conduzindo-se no exercício destas funções como um profissional competente, de grande prestígio, e de elevados princípios éticos e morais.

É considerado o pai da pediatria sergipana e um dos vinte médicos mais importantes de Sergipe, durante o decorrer do século XX (3).



FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1- Barreto, Luis Antônio –José Machado de Souza.  Aracaju, 2004.
2- Batista e Silva, Henrique – História da Medicina em Sergipe.   Aracaju, 2007.
3- Prado, Lúcio do – Os vinte maiores médicos sergipanos do século. Aracaju, 2006.
4- Prado, Lúcio do – Nossos grandes pediatras. Aracaju, 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário