quarta-feira, 19 de novembro de 2014

LAURO PORTO

http://sindimed-se.org.br/images/stories/images%20ii.jpg 

LAURO PORTO
https://www.google.com.br/search?
&q=lauro+porto&oq=lauro+porto&gs_




Lauro de Brito Porto, mais conhecido como Lauro Porto, médico e professor, nasceu em 18 de agosto de 1911, no município de Nossa Senhora das Dores, sendo seus pais  Francisco de Souza Porto (ex-deputado estadual, ex-presidente da Assembléia Legislativa, ex-Governador em exercício, ex-Prefeito de Aracaju e ex-Governador eleito de Sergipe) e Laura de Brito Porto.

Fez o curso primário em sua terra natal. Em 1925, transferiu-se para Aracaju, onde foi aluno, inicialmente, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Depois, passou para o Colégio Tobias Barreto e finalmente para o Atheneu Sergipense, onde concluiu os preparatórios.

Em março de 1930, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia mas em outubro regressou para Aracaju, a fim de solidarizar-se com seu pai, presidente eleito de Sergipe mas não empossado (impedido que foi pela revolução liderada por Getúlio Vargas).

Durante o curso médico se distinguiu como aluno atencioso e aplicado, merecendo a admiração dos professores Eduardo Morais e Heitor Marbach que o encaminharam para as especialidades de otorrinolaringologia e oftalmologia.

Em 1932, por ocasião da Revolução Constitucionalista, posicionou-se em favor dos revoltosos. Em conseqüência foi preso por dois dias, na Penitenciária, a mando do Interventor Juracy Magalhães.

Em 5 de dezembro de 1935, concluiu o curso de graduação, pelo que foi diplomado em Medicina.

No ano seguinte, iniciou a vida profissional em Aracaju, onde exerceu as especialidades de oftalmologia e otorinolaringologia, em seu consultório particular e no Hospital de Cirurgia, dirigido pelo Dr. Augusto Leite.

Em 1938 e em 1947, atualizou seus conhecimentos, fazendo cursos de pós-graduação no Rio de Janeiro e em São Paulo, No Rio de Janeiro, freqüentou o Hospital São Francisco e em São Paulo estagiou no Serviço de Olhos do Dr. Moacir Ávaro.

Sempre ligado às novas técnicas e ao progresso de sua especialidade, participou de vários congressos, simpósios, mesas redondas e seminários, em Sergipe, no Rio de Janeiro, São Paulo, e outros Estados da Federação.

Foi fundador e, professor titular, da Faculdade de Ciências Médicas na Universidade Federal de Sergipe, fazendo parte, inclusive, do  Conselho Diretor. Foi, de igual modo e por muitos anos, superintendente-médico do antigo IAPFESP, nele se aposentando em 1967.


Dirigiu por mais de uma gestão o Hospital de Clínicas da Universidade do qual foi o modernizador: reorganizou a Farmácia e o Almoxarifado, instalou o sistema de distribuição de oxigênio canalizado, reformou o Centro Cirúrgico, inaugurou  Unidade de Terapia Intensiva (a primeira de Sergipe), a Unidade de Oncologia, o Serviço de Otorrinolaringologia (com Audiologia e Endoscopia per-oral) e o Serviço de Endoscopia da Unidade Cardiológica (o que tornou possível a realização de cirurgia cardiopulmonar em Sergipe)  promoveu melhoramentos em outras Clínicas e Serviços.

Como cirurgião realizou quase cinco mil cirurgias. Foi presidente das Sociedades Sergipanas de Oftalmologia e Otorrinolaringologia e Sócio Benemérito da Sociedade Médica de Sergipe. Em 1991 foi condecorado com a Medalha de Mérito Aperipê, no grau de Comendador.

Cercado de colegas, familiares, amigos e admiradores, o Prof. Lauro Porto faleceu em Aracaju, no dia 30 de outubro de 2010, com a avançada idade de 99 anos.

Ao seu sepultamento compareceram expressiva massa popuoar e inúmeras autoridades que prestaram sentida homenagem ao ilustre médico. Dr. Lauro Porto é considerado, com justa razão, um dos maiores  nomes de Sergipe.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário